Ciencias exactas

EUA: águia que levou tiro vai ganhar bico artificial



Uma águia americana chamada Bela ganhará no próximo mês um bico artificial criado por uma equipe de voluntários em Idaho, nos Estados Unidos, para ajudá-la a sobreviver. Segundo a AP, a ave foi atingida por um tiro há vários anos e não consegue mais caçar para se alimentar.

"Para Bela, é como usar só um palito para comer. Ela não consegue fazê-lo", disse a bióloga Jane Fink Cantwell, que trabalha num centro de recuperação de aves de rapina na cidade de Saint Maries, no norte do Estado de Idaho. "Ela tem problema em tomar líquidos. Não consegue limpar suas penas. Tudo isso está prestes mudar."

Jane levou dois anos para reunir uma equipe para desenhar e montar um bico artificial para a águia. Com o bico, a águia americana, ou águia-de-cabeça-branca, de sete anos, poderá viver até os 50 anos, mas não em ambiente natural.

"Ela não poderia sobreviver na natureza sem intervenção humana", afirmou Jane. A águia de 6,8 kg foi achada em 2005 em busca de comida, quase morrendo, no Alasca. Bela foi levada para um centro de recuperação de aves na cidade de Anchorage, onde foi alimentada a mão por dois anos enquanto os cuidadores aguardavam em vão que um novo bico crescesse.

"Eles esgotaram seus recursos e provavelmente ela seria sacrificada", disse Jane. Com permissão do governo americano, o animal foi levado em 2007 para o abrigo no norte de Idaho onde Jane trabalha. Nate Calvin, engenheiro mecânico, ofereceu-se para criar o bico artificial e um dentista, um veterinário e outros voluntários se comprometeram com o projeto.

Moldes de partes do bico existente foram escaneados e as informações foram inseridas em um computador, para criar o bico biônico com a maior precisão possível. "Um lado está muito mais avariado que o outro", explicou Jane.

O bico feito de nylon, leve e durável, será colado à águia. A equipe decidiu não aparafusar o material porque a região é muito próxima a cérebro e olhos de Bela.

 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Galinhas descendem dos dinossauros T-Rex!





Cientistas descobriram que as galinhas descendem do temível dinossauro T-Rex. A mesma descoberta representa também uma revolução na paleontologia, já que até agora os cientistas pensavam que as moléculas de proteína eram destruídas durante o processo de fossilização.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Uma investigação conjunta entre as universidades norte-americanas de Harvard e da Carolina do Norte descobriu que as galinhas descendem do mais temível dos dinossauros, o T-Rex.

A descoberta, publicada na edição desta semana da revista Science, é vista como a primeira evidência molecular de que as aves são os descendentes mais próximos dos dinossauros na era moderna.

Os investigadores conseguiram recuperar e analisar fibras de colágeno de um osso de Tiranossauro T-Rex com 68 milhões de anos e compararam a proteína com 21 espécies existentes na actualidade, sendo que o jacaré é o primo mais afastado do temível dinossauro.

Esta descoberta representa também uma revolução na paleontologia, já que até agora os cientistas pensavam que as moléculas de proteína eram destruídas durante o processo de fossilização.

Os investigadores acreditam que, a partir de agora, vai ser possível construir matrizes de evolução animal mais precisas, apesar de avisarem que a molécula de DNA ainda não sobreviveu à passagem do tempo, pelo menos à passagem de milhares de anos.

Através do estudo das sequências moleculares foi possível também descobrir que os elefantes são os descendentes directos dos mastodontes que viveram há 600 mil anos.

Quantidade de comida ingerida pela mãe influencia sexo do bebe


Investigadores britânicos das Universidades de Oxford e de Exeter encontraram uma relação entre o sexo do bebé e a quantidade de comida consumida pela mãe durante a fase de concepção.

Os autores do estudo descobriram que quanto maior for a quantidade de comida ingerida pela mãe, maiores são as probabilidade de ter um filho do sexo masculino, noticia o "iTWire".

Os três investigadores estudaram 740 mulheres britânicas que estavam grávidas pela primeira vez e não sabiam o sexo do seu bebé. O objectivo foi determinar se havia uma ligação entre o sexo do feto e a dieta da mãe.

Após analisarem os hábitos de alimentação das mães antes e durante as primeiras fases da gravidez, os cientistas dividiram as mulheres em três grupos, com base no número de calorias ingeridas diariamente na fase de concepção.

Os investigadores descobriram que 56% das mulheres que consumiram a maior quantidade de energia deram à luz bebés do sexo masculino.

Por outro lado, as mulheres com o menor consumo de energia conceberam bebés do sexo feminino.

O estudo, divulgado esta quarta-feira na publicação "Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences", também revela que as mulheres grávidas têm mais probabilidades de darem à luz um rapaz se aumentarem e diversificarem o consumo de nutrientes como o cálcio, potássio, vitamina B12, vitamina C e vitamina E.

As conclusões deste estudo podem ajudar a explicar porque razão nascem cada vez menos rapazes nos países industrializados. Como as mulheres são cada vez mais propensas à realização de dietas, consomem menos calorias e, consequentemente, dão à luz menos bebés do sexo masculino.

----------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
A humanidade esteve à beira da extinção há cerca de 70 mil anos

A humanidade esteve à beira da extinção há cerca de 70 mil anos, após condições climáticas extremas, revela um estudo publicado nesta quinta-feira (24) por uma equipe de paleontólogos.

"Quem iria pensar que há apenas 70 mil anos um clima extremo reduziria nossa população a um número ínfimo, nos deixando à beira da extinção", destaca Meave Leakey, professor de paleontologia da Universidade Stony Brook, de Nova York.

Estudos precedentes já tinham revelado que a população humana, que hoje chega a 6,6 bilhões, caiu a cerca de dois mil indivíduos há 70 mil anos.

O leste da África sofreu uma série de secas severas entre há 135 mil e 90 mil anos, que contribuiu para dispersar a população humana em pequenos grupos, que se desenvolveram isoladamente, explicaram Doron Behar, do centro médico Rambam, em Haifa (Israel), e Saharon Rosset, do centro de pesquisas da IBM em Yorktown Heights (Nova York), os principais autores do estudo.

Apenas há 40 mil anos que todos os grupos humanos se tornaram parte integral de uma só população pan-africana, reunidos após 100 mil anos de separação, destacam os pesquisadores.

"Este estudo ilustra o extraordinário poder da genética para revelar certos eventos fundamentais da história da espécie humana", assinalou Spencer Wells, da National Geographic Society.

"Trata-se certamente da epopéia humana escrita no nosso DNA, que nos mostra pequenos grupos formados pelos primeiros humanos, separados por condições climáticas muito severas, antes de se reagruparem, após seu quase desaparecimento da Terra, para povoar o mundo".

Depois deste período sombrio, a raça humana experimentou uma forte expansão, que a levou a ocupar numerosas regiões do continente africano e a emigrar para fora da África para povoar outros continentes, por volta de há 60 mil anos.

O estudo, publicado no American Journal of Human Genetics, analisou o DNA de populações do sul e leste da África

------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Red Bull é Mortal


Antes de lerem o texto abaixo, vale ressaltar que o Sr.Dietrich Mateschitz, é um dos mais ricos empresários do mundo, segundo a revista "FORTUNE". Sua trajetória escolar foi um tanto quanto atribulada, concluindo o curso de Administração de Empresas em 10 anos, mais do dobro do tempo normal. Está sempre na companhia de belas mulheres e estrelas do cinema, sua pele eternamente bronzeada, não importa a época do ano, lhe garantem a fama de "bon vivant". E isso tudo graças ao único produto no portfólio de sua empresa : a bebida RED BULL.


A RED BULL foi criado para estimular o cérebro de pessoas submetidas a um grande esforço físico e em "coma de stress". NUNCA PARA SER CONSUMIDA COMO UMA BEBIDA INOCENTE OU REFRESCANTE,
o RED BULL é uma BEBIDA ENERGIZANTE, comercializada a nível mundial com o slogan:"Aumenta a resistência física, agiliza a capacidade de concentração e a velocidade de reação, dá mais energIa e melhora o estado de ânimo". Tudo isso pode ser encontado numa latinha de RED BULL, "a bebida energética do milênio!" O RED BULL conseguiu chegar a quase 130 países de todo o mundo com um faturamento anual acima de 21 bilhões de euros na venda de 3 bilhões de latas. Os jovens e o desporto foram os símbolos eleitos pela marca para caracterizar a sua imagem, dois segmentos atrativos que foram cativados pelo estímulo causado pela bebida. Foi criada por Dietrich Mateschitz, um empresário de origem austríaca, que a descobriu por acaso, durante uma viagem de negócios a Hong Kong, quando trabalhava para uma empresa fabricante de escovas de dentes.

Uma lata de 250 ml, contém 20 gramas de açúcar, 1000 mg de taurina, 600 mg de glucuronolactona, 80 mg de cafeína e vitaminas do complexo B. MAS A VERDADE DESTA BEBIDA É OUTRA A FRANÇA E A DINAMARCA acabam de proibi-la por ser um cocktail da morte, devido aos seus componentes de vitaminas misturadas com "GLUCURONOLACTONE", química altamente perigosa, que foi desenvolvida pelo Depto de Defesa dos USA, durante os anos 60 para estimular o moral das tropas americanas no VIETNAM. Seus efeitos eram como se fossem o de uma droga alucinógenea, que acalmava o stress da guerra. Entretanto seus efeitos no organismo dos soldados foram devastadores - alto índice de casos de enxaquecas, tumores cerebrais e doenças do fígado. Apesar de tudo, na lata de RED BULL ainda se lê entre os seus componentes: GLUCURONOLACTONE, catalogado medicamente como um estimulante. Mas o que a lata de RED BULL não diz são as conseqüências do seu consumo, que obriga a colocar uma série de ADVERTÊNCIAS: É perigoso tomá-lo se, em seguida, não se fizer exercíco físico, já que a sua função energizante acelera o ritmo cardíaco e pode provocar um enfarte fulminante. O risco de se sofrer uma hemorragia cerebral, porque o RED BULL contém componentes que diluem o sangue para que seja mais fácil ao coração bombear o sangue e assim se poder fazer esforço físico com menos esgotamento. É proibido misturar RED BULL com álcool, porque a mistura transforma a bebida numa "Bomba Mortal" que ataca diretamente o fígado, levando a zona afetada a incapacidade de jamais se regenerar. Um dos componentes principais do RED BULL é a vitamina B12, utilizada em medicina para recuperar pacientes que se encontram em coma etílico; daí o estado de excitação em que se fica após tomá-lo. É como se estívessemos estado de embriaguez. O consumo regular de Red Bull provoca uma série de doenças nervosas e neuronais irreversíveis.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Massacre dos Templários

A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, melhor conhecida como Ordem dos Templários é uma Ordem de Cavalaria criada em 1118, na cidade de Jerusalém, por nove cavaleiros de origem francesa, entre os quais Hugo de Payens e Geoffroy de Saint-Omer, visando a defesa dos interesses e proteção dos peregrinos cristãos na Terra Santa.

Sob a divisa Non nobis, Domine, non nobis, sed nomini Tuo da gloriam (Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao Vosso nome dai a glória), tornou-se, nos séculos seguintes, numa instituição de enorme poder político, militar e econômico.

Inicialmente, as suas funções limitavam-se à proteção dos peregrinos que se deslocavam aos locais sagrados, nos territórios cristãos conquistados na Terra Santa, durante o movimento das Cruzadas. Nas décadas seguintes, a Ordem beneficiou-se de inúmeras doações de terra na Europa que lhe permitiram estabelecer uma rede de influências em todo o continente.

 

 

No dia 13 de Outubro de 1307, uma Sexta-feira, foi preparada uma armadilha à Ordem dos Templários, pelo papa Clemente V, sob pressão do Rei da França Philip IV. São enviados inúmeras missivas com o selo papal para diferentes pontos da Europa com indicações neles para serem abertos unicamente a uma hora. Nelas figurava informação acusando os Templários de traição à Igreja, e declarando-os hereges, por isso era da maior importância fazê-los desaparecer. A Ordem dos Templários propriamente dita foi extinta, refugiando-se um pequeno grupo nas ilhas britânicas, um outro grupo em França sobre o nome de Priorado de Sião, e em Portugal, sob guarda do Rei D. Dinis, um outro grupo de sobreviventes criou a Ordem de Cristo.

 

O famoso dia de azar, uma Sexta-feira dia 13, deve-se a este evento, marcado pelo massacre em massa e extinção da mais antiga Ordem católica existente.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Sono não é levado a sério



«As pessoas, até há pouco tempo, acreditavam que o sono era uma fase inactiva do nosso dia-a-dia, era como desligar um botão, mas agora sabe-se que é um factor essencial para uma vida saudável», afirmou hoje João Carlos Winck, em declarações à Lusa.

«O sono é a fábrica da vida». Nele «decorrem várias actividades que nos vão ajudar durante o dia, por isso é tão importante», alertou o especialista da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). «O sono não tem sido levado a sério», considera.

«O problema é que a duração média do sono passou nos últimos anos de umas razoáveis nove horas para apenas sete e há muita gente que não dorme mais do que cinco horas por noite», sublinha.

«Dívida de sono»

As consequências desta «dívida de sono» traduzem-se, segundo o responsável, num aumento da probabilidade de sofrer doenças cardíacas, estando também a ser estudada a influência que exerce na gravidez e nas alterações hormonais que podem levar à obesidade.

Um dos problemas que actualmente se colocam, segundo João Carlos Winck, é a necessidade de sensibilizar os profissionais de saúde para a importância de um diagnóstico precoce. «Ainda não está nos hábitos perguntar ao doente como é que ele dorme», salientou o investigador.

Consequências

Uma das principais perturbações é a apneia do sono, que se caracteriza pelo ressonar intenso, associado a paragens respiratórias e a sonolência excessiva durante o dia.

Para o especialista, «muitos dos acidentes de viação estão relacionados com sonolência, o que pode ter a ver com situações de apneia não diagnosticadas», que também tem riscos cardiovasculares».

O tema será discutido amanhã numa reunião entre especialistas das universidades do Porto e de S. Paulo, Brasil, no âmbito de um protocolo que visa projectos de investigação comuns nesta área. O encontro terá lugar na Aula Magna da FMUP.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Britânica de 24 anos tem 200 orgasmos por dia


 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Quem foi Tio Sam?



Em todo mundo já se ouviu falar no Tio Sam, mas quem seria este senhor? Ele é uma personificação nacional dos EUA, o qual data de 1812.

Segundo consta na história, Tio Sam teria sido uma criação de soldados americanos no norte de New York, os quais recebiam barris de carne com as iniciais U.S (United States, que em português significa Estados Unidos) estampadas.

Com essas iniciais os soldados teriam brincado, falando que elas significavam Uncle Sam (Tio Sam), uma especie de referencia ao proprietário da companhia fornecedora de carne, Samuel Wilson.

Com o passar do tempo o apelido veio se tornando cada vez mais popular, até que a revista americana Punch o batizou como simbolo americano.

Já no ano de 1870, o então cartunista Tomas nast fez o desenho de Tio Sam, com base no rosto de Abraham lincoln, o qual era considerado um herói nacional.

No ano de 1917, o artista James Flagg acrescentou um dedo em riste ao desenho de tio Sam, contendo a seguinte frase: “I Want You” (que em português significa “Eu Quero Você”), que havia sido encomendado pelas Forças Armadas Americanas, a qual recrutava soldados para a Primeira Guerra Mundial. Tio Sam é atualmente conhecido em boa parte do mundo.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Buraco negro está a destruir galáxia vizinha



São imagens surpreendentes as que chegam dos telescópios espaciais e terrestres da NASA sobre a actividade de um buraco negro que está a destruir uma galáxia vizinha. Já tínhamos visto galáxias a colidirem, mas nunca uma galáxia a ser destruída por um buraco negro.

 


A enorme torrente de partículas do buraco negro, localizado no sistema "3C321" (composto por duas galáxias e localizado a 1.4 mil milhões de anos-luz da Terra), está literalmente a 'sugar' o núcleo de uma galáxia vizinha.

A partir das imagens recolhidas pelos telescópios Hubble, Chandra e Spitzer, os cientistas conseguiram detectar uma espécie de jacto emanado do buraco negro que está a atingir aquele sistema estrelar.

Dado o nível elevado de radiação (na sua maioria raios X e Gama), o mais certo é que este sistema seja aniquilado.
Apesar de ainda não se saber se existem sistemas planetários nesta galáxia em risco, os peritos acreditam que o efeito combinado da radiação com as partículas poderá destruir a atmosfera de qualquer planeta que possa existir.

O fenómeno não é inédito, mas trata-se da primeira vez que é captada em imagens a violência galáctica de um buraco negro a destruir uma galáxia

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Curiosidades
  • O Sol liberta mais energia em um segundo do que tudo que a humanidade já consumiu em toda a sua existência.
  • J ” é a única letra que não aparece na tabela periódica.
  • Os CDs foram concebidos para comportar 72 minutos de música porque essa é a duração da Nona Sinfonia de Bethoven .
  • Se você apertar Ctrl Shift +seta em cima de um texto, o cursor seleccionará palavra por palavra.
  •  O forno de microondas surgiu quando um pesquisador que estudava as microondas percebeu que elas tinham derretido o chocolate que estava no seu bolso.
  • As moscas domésticas vivem apenas 2 semanas.
  • Os russos atendem ao telefone dizendo “Estou ouvindo”
  • Antes da Segunda Guerra, a lista telefônica de Nova Yorque tinha 22 Hitlers. Depois dela, não tinha mais nenhum.

  • As mulheres compram mais roupas masculinas que os homens.

  • 110.000 pessoas vão ter mais de 100 anos em 2008.

  • Uma mulher chamada Mum-Zi já era avó com 17 anos. Ela teve a sua filha com 8 anos e 4 meses, e a sua filha também se tornou mãe com 8 anos!

  • A filha de Shakespear era analfabeta
  • Antes de 1800, os sapatos para os pés direito e esquerdo eram iguais.

  • O Oceano Atlântico é mais salgado que o Pacífico.

  • O elefante é o único animal com quatro joelhos.
  • Um coelho pode ver atrás de si mesmo sem mexer o pescoço, graças aoa seus olhos que ficam do lado da cabeça. 
  • Os olhos de um hamster podem cair se você pendurá-lo de cabeça pra baixo.

  • Você sabia que um copo de água quente congela primeiro que um de água fria!.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Hacker invade NASA e encontra arquivos secretos




Um hacker britânico, Gary Mckinnon, violou os computadores da NASA e afirma ter encontrado provas sobre os UFOS e existência alienígena. A notícia foi publicada no jornal Stampa de Torino em 8 maio de 2006

"Possuem a chave da energia inexorável e muitas fotos de astronaves", declarou Mckinnon, que pode incorrer numa pena ate 60 anos de prisão. Acusado pelos EUA de ter causado danos de 700 mil dólares, e de ter passado dois anos procurando provas da existência UFO e tecnologia alienígena. E de ter encontrado as tais provas, alegou o jornal.

"Nos arquivos existem muitas fotografias de astronaves alienígenas. Outras foram excluídas para esconder a verdade", contou Mckinnon que, na véspera de sua audiência, voltou a falar com o programa "CLICK" da BBC para explicar como fez e o que encontrou nos computadores da NASA.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Jessica Alba é perfeita, dizem cientistas



A conclusão é de um grupo de cientistas britânicos que recorreram a modelos matemáticos para chegar à fórmula capaz de medir à forma feminina perfeita.

citaçao:

A actriz norte-americana Jessica Alba é actualmente a mulher com maior poder de atracção sexual. Os cientistas da Universidade de Cambridge responsáveis pela elaboração de um sui generis concluíram que a protagonista dos recentes êxitos de bilheteira "Sin City" e "Quarteto Fantástico" tem as proporções perfeitas para uma mulher.
Tudo se resume numa equação matemática para medir este poder de atracção.

A fórmula assenta na proporção entre a largura da cintura e e das ancas. Até ao momento, a melhor relação entre os parâmetros cintura-ancas é de 0,7 e pertence, precisamente, à actriz. A chegar quase aos calcanhares de Jessica Alba estão Eva Longoria da série "Donas de Casa Desesperadas" e a estrela de Tomb Raider, Angelina Jolie.

Alba consegue suplantar a eterna diva do grande ecrã Marilyn Monroe já que, de acordo com a fórmula dos cientistas, a loira mais famosa da sétima arte contava com uma proporção na ordem dos 0,69. Já a modelo Kate Moss fica um pouco mais abaixo. Dada a sua figura franzina aproxima-se dos 0,67.

Bem acho que pode ser perfeita fisicamente,quanto ás outras vertentes so podemos especular . Mas a perfeição total não existe,  e muito menos e calculada por formulas.

 

---------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------

 

Cientista russo inventa capa da invisibilidade

leg Gadomsky, professor de Eletrônica Ótica-quântica da Ulyanovsk State University, oeste da Rússia, patenteou um método de tornar as coisas invisíveis, informou a Agência de Notícias Interfax.

"The method of conversion of optical radiation" - o Método de Conversão da Radiação Ótica é resultado de longas experiências e estudos sobre nanopartículas de ouro. Gadomsky inventou um "submicron stratum" de partículas microscópias coloidais daquele metal, ou seja, um material flexível, um "tecido" capaz de tornar invisíveis objetos colocados embaixo dele.

O cientista confecionou uma jaqueta com uma lâmina do colóide, que só funciona enquanto o objeto com ele recorberto permanece estático, parado. Isto porque o fundamento da invenção é a interação entre o corpo/objeto e o tecido, que altera as freqüências de radiação do conjunto anulando a reflexão da luz, tornando transparente o que normalmente é opaco. O corpo em movimento altera as freqüências produzindo falhas no efeito produzido. O invento, porém, será aperfeiçoado pelo cientista que pretende criar a mágica "capa da invisibilidade" tantas vezes idealizada na literatura de ficção.

A invenção de Gadomsky chama a atenção para o fato de que a realidade percebida pelos sentidos humanos comuns (ou normais) é relativa, ou seja, não é uma verdade absoluta.

A ciência se aproxima da magia. As mais recentes descobertas sobre a extensão do poder da mente, dos pensamentos dirigidos, permite admitir que alterações da percepção induzidas pelo colóide poderiam ser igualmente provocadas por uma determinação da vontade.

Um mago capaz de se tornar invisível, seria, assim, alguém que pode alterar sua própria freqüência de radiação de modo que seu corpo seja completamente atravessado pela luz como se fosse, de fato, transparente.

É possível, também, que existam na natureza criaturas dotadas desta freqüência e que, eventualmente, possam alterar tal freqüência sob determinadas condições. Os elementais, os miasmas, fantasmas e outros seres do domínio do fantástico começam a se tornar menos absurdos.

FONTE: Moscou News